Saúde bucal dos bebês

0
197
Primeiros dentes cuidados odontopediatra Dra. Silvia Dal Molin Moema e Santo André

Como cuidar dos dentes do meu Bebê?

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?

O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

SAÚDE BUCAL DOS BEBÊS

Visão geral

Embora a maioria dos bebês não tenha dentes até os seis meses de idade, o cuidado dental infantil é importante desde o início. Diversos cientistas recomendam uma visita inicial antes do primeiro aniversário da criança para garantir que os dentes e a gengivas estejam cuidados e limpos de forma correta.

O que esperar durante a INFÂNCIA

• Dentição – Entre 3 e 9 meses, os dentes de seu bebê começaram a surgir. A dentição pode tornar sua criança irritável ou agitada e pode causar inquietação, salivação ou perda de apetite.
  • Chupetas – A sucção é uma parte normal do desenvolvimento que conforta as crianças dentro de seus primeiros anos de vida. Na verdade, a sucção frequentemente traz conforto mesmo após a criança não precisar mais obter alimento do seio ou mamadeira.
  • Cárie de mamadeira – Isso ocorre quando ácido é formado por meio de bactérias nos dentes, de açúcares em alimentos e bebidas, danificando o esmalte do dente. Isso causa desmineralização e, eventualmente, pode levar a cárie.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/life-stages/infant-oral-care/how-do-i-care-for-my-infants-teeth