Saúde bucal na infância

Dicas para prevenir cáries

A cárie dentária é uma doença grave, infecciosa e transmissível que pode se espalhar rapidamente e levar à infecção sem as devidas precauções.

A boa notícia é que as cáries da primeira infância (cáries) são evitáveis.

Dicas para prevenir cáries nos dentes de leite incluem:

Mães e mulheres grávidas devem certificar-se de que suas próprias bocas são saudáveis, obtendo um exame odontológico profissional e os cuidados necessários e praticando uma boa higiene oral diária (escova, fio dental, dieta saudável). Isso reduz a transmissão de germes de cavidade de mães para bebês.

Use leite materno, fórmula ou água na mamadeira do bebê; Nunca coloque suco, refrigerante ou outras bebidas açucaradas em uma mamadeira. Não coloque um bebê ou criança pequena na cama com uma mamadeira, a menos que contenha apenas água. Aguarde até 12 meses para dar suco e depois limite o consumo aos horários das refeições e lanche.

A Academia Americana de Odontopediatria encoraja os pais a terem filhos tomando em copo no primeiro aniversário.

Se uma criança usa chupeta, não a mergulhe em algo doce como açúcar ou mel. Se cair no chão, não o limpe em sua boca, pois isso pode transmitir germes que causam cavidades para a criança. Limpe com água quente e sabão e lave bem antes de voltar para a boca do bebê.

Fornecer lanches saudáveis, como carne, manteiga de amendoim, leite, iogurte, queijo, frutas e legumes. Limite doces em quantidade, tamanho da porção e frequência.

Antes de os dentes de leite aparecerem, limpe suavemente as gengivas e o interior da boca todos os dias, especialmente após as mamadas e antes de dormir, com um pano limpo e quente.

Começando com a aparência do primeiro dente, escove os dentes de leite duas vezes ao dia com uma escova de dentes macia, apropriada para a idade e “esfregaço” de creme dental de acordo com a Academia Americana de Odontopediatria.

Para crianças entre 2 e 5 anos de idade, use uma quantidade de creme dental com “tamanho de ervilha” e desempenhe ou ajude a escovar os dentes da criança.