5 fatos de saúde bucal para mulheres grávidas

0
153
Saúde bucal para mulheres grávidas.

Então você ou um de seus entes queridos está grávida. Parabéns, é uma mudança e tanto na sua vida!

para mulheres grávidas.
Artigo original: DentalNews

Haverá muitas mudanças que ocorrerão ao longo de 9 meses e a mãe, juntamente com o bebê, precisará receber o máximo de nutrição para atingir a saúde perfeita.

Isso inclui saúde bucal também. Tal como acontece com outras mudanças no corpo, a saúde bucal não muda significativamente, mas há uma pequena diferença na maneira como as coisas funcionam dentro e ao redor de sua boca.

Aqui estão 5 pontos principais que precisam ser mantidos em mente para as mulheres grávidas e as que estão ao seu redor.

Saúde bucal para mulheres grávidas

1. A leva a danos na saúde bucal?

Este é um velho conto de fadas. Ao contrário do equívoco popular, a gravidez não danifica os dentes ou as gengivas, e durante a gravidez o sistema imunológico da mãe está em baixa, o que significa que ela está mais propensa a atingir qualquer tipo de ou qualquer outra doença da gengiva.

A melhor maneira de garantir que não ocorra nenhum dano à saúde bucal é visitar o dentista logo no início da gravidez.

O dentista não só é capaz de orientar sobre qual a melhor rotina a seguir, mas também dará dicas que podem criar uma proteção extra para a mãe e o bebê. Tenha em mente que o dentista também é capaz de avaliar e prevenir qualquer tipo de dano que já possa estar ocorrendo em sua boca.

Outra rotina importante a seguir é aquela que todo indivíduo deveria adotar: escovar, usar o fio dental e usar enxaguatório bucal duas vezes ao dia todos os dias, usando creme dental com flúor, praticando uma dieta balanceada e limpando regularmente os dentes. Esses hábitos por si só já são uma boa garantia para a boa saúde bucal.

2. Sobre os produtos de sem receita e a gravidez

A maioria dos produtos para cuidados com a saúde bucal vendidos sem receita médica, como enxaguatórios bucais, cremes dentais e fio dental, é seguro durante a gravidez.

Existem alguns enxaguatórios bucais, como aqueles com teor alcoólico que precisam ser evitados e os rótulos destes dizem claramente que eles não devem ser usados durante a gravidez e amamentação.

Tenha em mente que a saúde bucal da mãe também seria uma pista para a saúde das gengivas e dentes do bebê.

Esta é a razão pela qual a mãe precisa estar bem consciente sobre o uso de produtos que oferecem proteção e saúde.

Um depoimento relevante sobre a gravidez

Sil, passando por aqui para te agradecer o e pelo meu tratamento enquanto estava grávida de trigêmeos, sempre atenciosa e amorosa!!!
E agora com o Cacá!!!
Você é excepcional no que faz!!!
Obrigada pelo e respeito com que nos trata!!!
Você mora no meu coração!!!
E sua equipe também é maravilhosa!!!
Adriana Trevelim

3. Gengivite na Gravidez

Como mencionado anteriormente, as mulheres experimentam muitas mudanças corporais durante a gravidez. A maioria destas ocorre devido à produção ou à falta de algum tipo de hormônio.

A saúde bucal experimenta mudanças semelhantes. Devido à mudança nos níveis hormonais, algumas mulheres grávidas desenvolvem uma doença da gengiva conhecida como gengivite, um problema em que as gengivas ficam inflamadas, vermelhas e facilmente começam a sangrar.

Existem alguns estudos que mostram que as mulheres que adquiriram gengivite tiveram prematuros ou com baixo peso ao nascer.

Saude bucal para mulheres gravidas - Dra Silvia Dal Molin - Ortodontista Odontopediatra Moema 2

Embora não haja pesquisas suficientes para apoiar essa análise, é sempre melhor estar seguro e garantir uma saúde saudável das gengivas. Abaixo estão alguns sinais desta doença entre as mulheres grávidas:

  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Mau hálito
  • Gengivas que sangram com facilidade, especialmente quando os dentes são escovados ou quando passa o fio dental

Esta é a razão pela qual é importante ter em mente que as alterações hormonais durante a gravidez levam à inflamação, o que pode dar origem a doenças da gengiva, como a gengivite.

Também se deve compreender que o acúmulo de bactérias ou placa na gengiva pode aumentar as chances de doenças nas gengivas e cáries dentárias. Por isso, é essencial que a limpeza oral seja levada a sério.

Além disso, a gengivite pode se converter em uma condição oral mais séria e perigosa.

4. Efeito do suplemento vitamínico na saúde bucal

Estudos mostram que não há efeito algum de suplementos vitamínicos na saúde bucal. Mas, suplementos durante a gravidez são muito importantes e cálcio, bem como vitamina D são dados a todas as mulheres grávidas para que tomem durante todo o período de gravidez.

A vitamina D garante a absorção adequada do cálcio, enquanto o cálcio cuida dos ossos da mãe e do bebê.

Sim, suplementos são obrigatórios, mas mudanças na dieta também ajudam a ganhar o jogo das vitaminas. Produtos de consumo diário e outros alimentos como tofu, feijão e verduras são cheios de cálcio, por isso é  preciso se alimentar deles em quantidades maiores durante a gravidez.

Saude bucal para mulheres gravidas - Dra Silvia Dal Molin - Ortodontista Odontopediatra Moema 3

Boas fontes de vitamina D incluem a luz solar, queijo, atum, salmão, ovos etc.

5. Enjôo matinal e escovação

Enjôo matinal é um dos piores e mais comuns sintomas da gravidez, sendo que quase todas as mulheres passam por isso em algum momento da .

Para a maioria das mulheres, a o enjôo matinal termina após o primeiro trimestre.

Em relação à saúde bucal, o vômito frequente pode levar à erosão dos dentes e da flora geral da boca. É melhor evitar a escovação imediatamente depois, pois isso pode danificar o esmalte dos dentes.

Conclusão

Bem, após estes 5 fatos, provavelmente você irá levar seriamente em consideração o acompanhamento odontológico preventivo durante a sua gestação e também durante o período de aleitamento.

Cuide dos seus dentes, cuide da sua saúde, cuida da sua alimentação e atividades físicas apropriadas e terá um bebê saudável e feliz, gerado em um ambiente de paz, alegria e bons sentimentos!

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário:
Por favor insira seu nome aqui